sábado, 22 de novembro de 2008

Belezas de Parnaíba


O Delta do Parnaíba é, sem sombra de dúvidas, o maior atrativo deste que é o mais populoso município do Piauí, depois da capital Teresina. No entanto, Parnaíba apresenta, também, como fortes atrativos naturais, a Lagoa do Portinho e a praia de Pedra do Sal.
Em tupi guarani, Parnaíba significa rio de águas barrentas, uma alusão ao nome do rio que corta o município. Carinhosamente, a cidade também é conhecida como a ´Capital do Delta´, pois é o portal de entrada para quem quer conhecer o único delta em mar aberto das Américas.
Além das belezas naturais, Parnaíba representa um grande valor histórico para o Piauí, apresentando, sobretudo nas proximidades do Porto das Barcas, inúmeros imóveis históricos que traduzem o quanto Parnaíba já foi importante para a região.
A cidade surgiu, 300 anos atrás, às margens deste porto, que, por muitos anos, recebeu navios a vapor vindos da Europa e que retornavam abarrotados de derivados da pecuária, principalmente, a carne de charque. O roteiro histórico/cultural inclui, também, as igrejas de São Sebastião, Santo Antônio, Nossa Senhora das Graças e Nossa Senhora do Rosário, além do Centro Cívico e da Ponte Simplício Dias, que separa Parnaíba da Ilha Grande de Santa Isabel.
O município apresenta uma população de 144.892 habitantes, segundo o censo 2008. Hoje, Parnaíba vem despontando como pólo turístico, principalmente como base de apoio para quem quer conhecer o litoral do Piauí, o Delta do Parnaíba, Jericoacoara e os Lençóis Maranhenses, contando inclusive com um aeroporto (atualmente em reforma).
Nesta edição, uma equipe de reportagem do Diário do Nordeste acompanhou uma excursão para a cidade de Parnaíba, composta por um público bem especial, formado por turistas que desejam conhecer novos destinos nordestinos em viagens animadas ao som de uma boa música.

Fonte:

http://diariodonordeste.globo.com

Nenhum comentário: