sábado, 22 de novembro de 2008

Um Fascinante Passeio pelo Delta


Rio, mangues, igarapés, dunas e as águas do Oceano Atlântico são alguns dos atrativos no rico passeio ecoturístico pelo Delta do Parnaíba, o famoso Delta das Américas
Porto das Barcas, em Parnaíba, e o Porto dos Tatus, na Ilha Grande de Santa Isabel, são os pontos de saídas das embarcações - barcos, lanchas e voadeiras - para o passeio no Delta do Parnaíba.
O atrativo mais conhecido do litoral piauiense é uma formação rara que só existe em mais dois lugares do mundo: no Rio Mekong, no Vietnã, e no Rio Nilo, na África.
A foz do Rio Parnaíba se subdivide em cinco braços, formando um grande triângulo (ou a letra grega Delta) antes de atingir o mar. Os braços do rio, no sentido Leste-Oeste, são: Tutóia, Melancieira, Caju e Canárias - todos maranhenses -e a barra do Rio Igaraçu, que desemboca no município piauiense de Luís Correia. A área total do Delta do Parnaíba é estimada em 2.700 quilômetros quadrados, distribuída de forma retangular (35% pertencem ao Piauí e o restante no Maranhão).
A orla tem 90 quilômetros de extensão, onde estão igarapés, mangues, dunas, ilhas e ilhotas. Além de dunas, praias, rios e igarapés, o Delta do Parnaíba é formado por extensas florestas de manguezais. É neste ambiente povoado por plantas exóticas e animais curiosos, que camarões, caranguejos, mariscos e muitas espécies de aves e peixes encontram alimento em abundância e abrigo seguro para se reproduzir.
São nos passeios de barco onde se tem a oportunidade de vislumbrar todas as maravilhas deste ecossistema. Nele, o público pode conferir a visão de paisagens deslumbrantes, envolvendo dunas gigantescas, igarapés, praias desertas e animais exóticos.

Trajeto

Do Porto dos Tatus, o barco percorre o Rio Tatus, que é um braço do Rio Parnaíba, adentra no Parnaíba, passa pela Ilha Canárias, a segunda maior do Delta, depois da Ilha Grande de Santa Isabel; e segue até a Ilha dos Poldros, no Maranhão, onde acontece o encontro do Rio Parnaíba com o mar, na Baía das Canárias. Neste trecho do passeio, há uma parada para banho de rio ou de mar (a gosto do turista) e para almoço dentro do barco.
O retorno acontece pela Ilha das Canárias, seguindo pelo sistema manguezal até o Igarapé dos Periquitos. Esse trecho do passeio é de extrema observação, como se fosse um safári pelo mangue. Ali, podem ser avistados caranguejos, aves diversas e até mesmo macacos na vegetação do mangue.
A piauiense Francisca Maria dos Santos Silva, que trabalha há oito anos como guia no Delta do Parnaíba e desempenha, também, o papel de consultora ambiental, informa aos cearenses que acompanham a excursão que parte dos caranguejos servidos nas barracas de praias e restaurantes de Fortaleza é retirada daquele manquezal, bem como boa parte do caranguejo vendido no Nordeste.
A guia explica que os catadores de caranguejo já têm a consciência de que pode ser retirado do mangue somente o macho da espécie. ´A fêmea deve ser poupada para proliferar ainda mais a população do crustáceo´, diz. A consultora ambiental explica ainda que, para não acabar com a população de caranguejos do Delta do Parnaíba, é proibido a retirada do crustáceo durante o período de uma semana, nos meses de janeiro, fevereiro e março.

Após deixar o Igarapé dos Periquitos, há outra parada no trajeto, desta vez nas dunas do Morro Branco, no Piauí, onde é servida uma caranguejada. O retorno para o Porto dos Tatus acontece por volta das 15h30. O passeio de barco pelo Delta do Parnaíba custa R$ 45,00, por pessoa, com direito a almoço e caranguejada.

Excursão pelo Nordeste ao som de uma boa música
Há cinco anos, o músico Fonseca Jr. decidiu convidar grupos de amigos que acompanhavam seu trabalho para conhecer Parnaíba, sua terra natal. A idéia deu certo e ele profissionalizou as viagens, organizando excursões musicais para algumas cidades do Nordeste. Nas viagens, o público visita os pontos turísticos do destino e participam de uma baile dançante animado por Fonseca Jr. e Banda.
Nos últimos meses, em parceria com a agência de viagens Aquarela Turismo, Fonseca Jr. tem organizado excursões para Natal, Parnaíba e Mossoró. Na última excursão para Parnaíba, realizada nos dias 16 a 19 de outubro passado, foram necessários dois ônibus para levar um grupo de 100 pessoas.
Em Parnaíba, o grupo conheceu a Lagoa do Portinho, a praia de Pedra do Sal e o Delta do Parnaíba, visitou a residência do casal Vicente Correia e Maria Tereza Carvalho Correia, que é a casa mais antiga de Parnaíba, com 93 anos de fundação; participou de uma caranguejada dançante na Praia da Atalaia, visitou o centro de artesanato de Parnaíba e se confraternizou no baile Anos Dourados, no Clube do Sesc.
De acordo com Fonseca Jr., está foi a 20ª excursão para Parnaíba e, profissionalmente, com a organização de uma agência de viagens, a 12ª. ´As excursões vieram conciliar tudo que gosto, que é tocar, mostrar minha terra natal e fazer turismo de lazer´, destacou.
A pensionista Maria Lúcia Furtado Lima, que foi para Parnaíba na companhia de seu filho Francisco José Fortunato, adorou a experiência de viajar pela primeira vez com um grande grupo. ´Gosto de fazer amizades, conhecer gente nova e também de ouvir uma boa música. Adorei esta idéia de excursão musical´, destacou.
Durante toda a excursão, o cantor Fonseca Jr. e sua esposa Vânia Correia (também parnaibana), junto com a equipe da Aquarela Turismo, movimentaram o passeio, com a realização de brincadeiras, sorteio de brindes e um amigo secreto.
Neste final de semana, um novo grupo estará viajando para o Mossoró, a fim de participar do 7º Festival Aéreo de Mossoró, o Fam, um dos maiores eventos do gênero no País. A hospedagem será no Hotel Thermas e, amanhã à noite, eles participam do Baile do Aviador, animado por Fonseca Jr. e Banda.
A diretora da Aquarela Turismo, Sílvia Sales, informa que, além de Parnaíba, Mossoró e Natal, cidades já visitadas pelas excursões dançante, para o início de 2009 está sendo programada uma saída para os Lençóis Maranhenses.

Fonte:
http://diariodonordeste.globo.com

Nenhum comentário: